Alimentação, sinônimo de prazer e bem-estar




Dica 001

O ser humano, no arco de 24 horas, depende no mínimo 15% de seu tempo (aproximadamente 3 horas) se alimentando. Nesse pensar, é imprescindível estar alerta para a garantia de uma alimentação saudável.
Quando perguntamos o que as pessoas entendem por "alimentação saudável", as principais respostas são: comer menos açúcar e doces, diminuir o uso de gorduras, não ingerir fast-food ou alimentos com muito sal, comer mais hortaliças, frutas e peixes e deixar de comer tudo aquilo que gosto.
Desta forma, podemos observar que o conceito de alimentação saudável é percebido como o cumprimento de uma penitência, um sacrifício, uma obrigatoriedade e não como um sinônimo de bem-estar.
Porém, é preciso lembrar que o ato de comer é muito mais do que uma simples satisfação das necessidades do organismo ou o consumo de alimentos ricos em fibras e pobres em gorduras.
Alimentação é também prazer, uma vez que o alimento desenvolve outras funções além de ser um veículo de nutrientes, ele assume diferentes papéis em nossas vidas.
A mesa reúne o convívio com a família, com os amigos, os negócios, o poder, a proteção, as solicitações. Não é sem razão que a maioria das grandes decisões ou das festividades envolvam o agrupamento humano ao redor de uma mesa.
Em nossa sociedade moderna, infelizmente, baseada "no estresse" - palavra que define uma série de sentimentos como falta de tempo, ansiedade, cobranças e pressões - estamos comendo para viver e não nutrindo-se comendo. E a conseqüência de toda esta agitação é o aumento de várias doenças crônicas, como excesso de peso, diabetes e doenças cardiovasculares.
Estamos perdendo ou sendo privados dos pequenos prazeres do dia-dia. Já não mais vemos a cor ou sentimos o aroma, a temperatura e a consistência do que comemos.
Por isso, se queremos ter mais qualidade em nossas vidas, é necessário resgatar alguns pontos. Preste atenção onde e o que você está comendo. Procure fazer suas refeições com tranqüilidade, em um ambiente agradável, saboreando os alimentos sem pressa, e com maior atenção aos detalhes.
Não desconte seus problemas e ansiedades na quantidade de alimento que coloca no prato, isso não irá ajudar em nada. Outro detalhe a se lembrar é que você deve e pode comer de tudo um pouco, não existem alimentos proibidos. Bom senso e moderação são as palavras-chave quando o assunto é alimentação.

Comentários