O ESPÍRITO SANTO

Estudo III - Jesus e o Espírito Santo

 
"Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35). 

 O Espírito Santo esteve envolvido na encarnação de Jesus e Sua vinda à Terra. Jesus foi concebido por Maria pelo poder do Espírito. Antes de entrar em Seu ministério público, Jesus foi dotado do Espírito, que, no batismo, desceu sobre Ele em forma de pomba. Logo depois do batismo, o Espírito O levou ao deserto. 
   
 Ao longo de todo o Seu ministério, Jesus foi conduzido pelo Espírito. Ele Se comprometeu sem reservas com o cumprimento da vontade do Pai, conforme se desvendava a Ele nas Escrituras Sagradas e pelas sugestões do Espírito. Ele submeteu Suas próprias inclinações. Não tinha maior desejo de morrer com a idade de 33 anos do que você ou eu. De fato, Ele implorou ao Seu Pai para afastar aquele cálice, se possível. Mas preferiu morrer aos 33 anos a contrariar a vontade de Seu Pai. Não insistiu em seguir Seu próprio caminho, embora pudesse facilmente fugir à morte. 
Sua obra, Seu ministério e Seus milagres foram realizados, assim como devem ser os nossos, pela direção do Espírito Santo. 

Nascimento miraculoso 

No nascimento de Jesus em forma humana, que papel teve o Espírito Santo? Leia Mat. 1:18-20; Luc. 1:35

 Se existe na Bíblia algum texto que mostre os limites da ciência, da lógica e da experiência humana para explicar as grandes verdades de Deus, estes dois versos devem estar no topo. Já é surpreendente que uma mulher fosse engravidada pelo Espírito Santo. Que ela fosse virgem (Mat. 1:23) torna o milagre ainda mais espantoso. Ao longo da história da igreja, houve pessoas tentando todos os tipos de explicações para o nascimento de Jesus, diferentemente do que os textos dizem. Os que limitam o que crêem só ao que seus sentidos podem lhes dizer, ao que a experiência passada lhes mostrou ou ao que a ciência moderna pode lhes explicar, terão muita dificuldade com estes textos e as grandes verdades que contêm. Mas os que confiam no poder de Deus (Luc. 1:37; Heb. 11:6) e na verdade da Palavra de Deus (2 Tim. 3:16) podem aceitar os textos pelo que dizem, não importa quão pouco entendamos os processos por trás da verdade ali revelada. Afinal, o justo viverá pela fé (Heb. 10:38), e o que é fé se não a crença naquilo que não podemos entender completamente? Quem pode entender completamente que uma mulher humana e pecaminosa pudesse conceber em seu ventre o Filho de Deus? 

 Por mais insondável que seja a encarnação de Jesus, não é difícil entender por que o Espírito Santo, que faz parte da Divindade, seria o agente executivo. Quem mais, a não ser Deus, poderia operar esse milagre? É difícil imaginar um anjo, ou qualquer ser inferior ou criado, como agente causativo desse ato incrível. 

Ungido pelo Espírito 

Qual foi o papel do Espírito no ministério de Cristo? Leia Mat. 3:16,17; Mar. 1:10; Luc. 3:21,22; João 1:32-34.

Embora fosse o Filho imaculado de Deus, aquele que estava com Deus desde a eternidade (João 1:1-3), em Sua manifestação humana, Jesus dependia totalmente do trabalho do Espírito em Sua vida. Isto é, na humanidade, Ele Se permitiu ser guiado e fortalecido pelo Espírito Santo. 

Agora, note que, nesta cena, as três pessoas da Trindade Se manifestaram de modo especial, nem sempre revelado na Bíblia: O Pai, o Filho e o Espírito Santo estavam presentes. Só este fato já deve nos dizer quão significativos foram a unção e o batismo de Jesus. Realmente, aqui, de modo especial, começou Sua obra, não apenas para a redenção da humanidade, mas para encerrar o grande conflito com Satanás. 

Foi na tentação do deserto (Mateus 4:1) que Cristo passou pela mesma experiência de Adão, só que em situação muito pior do que a dele (afinal, Adão estava de barriga cheia no Paraíso, ao passo que Jesus, com o estômago vazio e roncando, estava em um deserto). Os três evangelistas que escreveram sobre a tentação enfatizaram que foi o Espírito, recém-concedido a Cristo de maneira marcante no batismo, que O levou ao deserto. Eles também declaram expressamente que foi Satanás que O tentou. 

Guiado pelo Espírito 

"Pois o enviado de Deus fala as palavras dEle, porque Deus não dá o Espírito por medida" (João 3:34). 

Atos 1:1,2 deixa claro que foi pelo poder do Espírito Santo que Jesus deu mandamentos aos apóstolos. Temos aqui também outra referência clara à dependência de Jesus ao poder do Espírito Santo. 

"Com referência à natureza humana, por todos os dias de Sua humilhação, Jesus permaneceu sob a operação constante e penetrante do Espírito Santo. O Filho, a quem nada faltava, mas que, como Deus, em união com o Pai e o com Espírito Santo, possuía todas as coisas, adotou compassivamente a natureza humana. ... Embora fosse o Filho, Ele não tomou em Suas mãos Sua preparação, enriquecimento e operação, mas dispôs-Se a recebê-las da mão do Espírito Santo." – Abraham Kuyper, The Work of the Holy Spirit, pág. 96. 

Que mudanças você precisa fazer em sua vida a fim de que toda palavra que falar seja pronunciada pela influência do Espírito Santo? Como suas palavras seriam diferentes do que são agora? 

Atividade dirigida pelo Espírito – I 

"O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor" (Luc. 4:18,19). 

Jesus pregou o evangelho aos pobres endemoninhados (Mar. 5:1-16); perdoou a pecadora Maria Madalena (veja Luc. 7:36-48; João 8:1-11) e a livrou do cativeiro do pecado; restaurou a vista aos fisicamente cegos (veja Mar. 10:46-52), e também aos espiritualmente cegos; trouxe liberdade aos que estavam feridos e proclamou o ano aceitável do Senhor. 

Os fariseus afirmavam que Jesus expelia os demônios pelo poder de Belzebu. Mas Ele deixou claro que operava Seus milagres pelo poder do Espírito (veja Mat. 12:28). Jesus dependia do poder do Espírito para operar Seus milagres durante o ministério terrestre. 

Leia que parte desempenhou o Espírito no oferecimento de Cristo de Si mesmo como resgate dos nossos pecados, em Hebreus 9:14.

Inspirado pelo Espírito, como Pedro resumiu o ministério de Jesus? Atos 10:38.

 Atividade dirigida pelo Espírito – II 

Deus é um, mas triúno. As três pessoas da Trindade trabalham juntas. Estão intimamente unidas em Sua obra. Assim, embora esse texto diga que Jesus foi ressuscitado pelo Espírito, as duas pessoas da Divindade estiveram unidas na ressurreição de Jesus. 

Quem diz o apóstolo Paulo que ressuscitou Jesus? Gál. 1:1; Efés. 1:17-20

O que Jesus disse sobre Sua ressurreição? Que mais esteve envolvido nessa ressurreição? João 10:17,18 

 "Sobre o fendido sepulcro de José, Cristo proclamara triunfante: "Eu sou a ressurreição e a vida." Essas palavras só podiam ser proferidas pela Divindade. Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. São dependentes depositários da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres vivos, todos são providos da Fonte da vida. Unicamente aquele que é um com Deus podia dizer: ‘Tenho poder para a dar [a vida], e poder para tornar a tomá-la.’ João 10:18. Em Sua divindade possuía Cristo o poder de quebrar as algemas da morte." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 785. 

Embora Paulo tenha escrito pouco sobre os eventos da vida de Cristo, Sua morte e ressurreição são temas constantes em suas epístolas. Ele observa que o "que é da mais alta importância" (1 Cor. 15:3, BLH) para os crentes é que "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu..." (v. 3-5). Não é de admirar que a Bíblia vincule as três pessoas da Divindade com a ressurreição de Cristo, como ocorreu no Seu batismo. Esse fato é de importância decisiva para tudo o que cremos como cristãos. Sem essa crença, como Paulo diz, não temos esperança (v. 17). 

"Jesus é nosso exemplo. ... Viveu para agradar, honrar e glorificar o Pai nas coisas comuns da vida. Sua obra começou consagrando o humilde ofício do operário que labuta para ganhar o pão cotidiano. Quando trabalhava ao banco de carpinteiro, fazia tanto a obra de Deus, como quando operava milagres em favor da multidão. E todo jovem que segue o exemplo de Cristo na fidelidade e obediência em Seu humilde lar, pode reclamar aquelas palavras proferidas a respeito dEle, pelo Pai, por intermédio do Espírito Santo: ‘Eis aqui o Meu Servo a quem sustenho, o Meu Eleito, em quem se compraz a Minha alma.’ Isa. 42:1." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 74. 

Tudo o que se refere à vida de Cristo na Terra foi realizado pelo poder do Espírito:
(1) Sua concepção (Luc. 1:35); (2) Seu batismo (Lucas 3:21,22); (3) Sua justificação, isto é, a manifestação de Sua vida justa (1Tim. 3:16); (4) Sua guia na vida de serviço (Luc. 4:1; veja também Luc. 2:49); (5) Seus milagres (Mat. 12:28); (6) Sua ressurreição (1 Ped. 3:18). Esta realidade assinala poderosamente a importância do papel do Espírito Santo no plano de salvação e em nossa vida.



Comentários